8.12.06

Os Hernandes, a Veja e os Evangélicos












“Sônia, com seu marido, Estevam, e a Marcha para Jesus, na Avenida Paulista: 3 Milhões de fiéis enganados”. (Revista Veja)


A foto ao lado aparece na Revista Veja de 6 de dezembro de 2006, pág. 92, na matéria que comenta o caso dos Hernandes (Estevam e Sonia Hernandes), que são acusados de diversos crimes pelo Ministério Público de São Paulo. Não é a primeira vez que o “Apóstolo” e a “Bispa” são notícia na “grande mídia”, e pelo visto não será a última, uma vez que eles estão foragidos desde que tiveram notícia da expedição de um mandado de prisão preventiva impetrado pelo MP.

Não estou comentado o fato aqui a fim de entrar em defesa dos Hernandes tampouco para acusá-los, o que, realmente, não é necessário visto que os “pobres” já têm acusações demais em suas costas. O fato é que juntamente com esta fotografia a Revista faz a seguinte afirmação, que você já deve ter lido:
“Sônia, com seu marido, Estevam, e a Marcha para Jesus, na Avenida Paulista: 3 Milhões de fiéis enganados”.

O que há de mais nesta afirmação?

A afirmação do autor da matéria só tem dois significados possíveis: a) ele não conhece o evento Marcha para Jesus, que, embora tenha o forte (e talvez maior) apoio da liderança da Renascer não é um monopólio da mesma, pois, tem o apoio de diversas igrejas evangélicas e também ocorre em milhares de cidades do Brasil, ou, b) ele quer afirmar subliminarmente que todas as igrejas e lideranças evangélicas são como a Renascer*, e para tanto, aqueles 3 milhões de fiéis são todos enganados.

Não dá para deixar passar, não em se tratando da Veja. Esta que é uma das maiores Revistas do país teima em tratar dos protestantes com desdém e lambança. E não me venha com o argumento de que a reportagem O pastor é Show foi um reconhecimento da importância dos evangélicos dentro da sociedade brasileira. Não mesmo, essa eu não engulo!

Se você tiver a Revista em mãos, repare com atenção na fotografia da multidão de participantes da Marcha e verá uma faixa que, dentre as diversas faixas carregadas pelas pessoas na Avenida Paulista, é da Assembléia de Deus. Isto comprova o fato de que, embora haja discordância por parte de algumas igrejas, principalmente das históricas, em relação à participação na Marcha para Jesus, diversas igrejas (até algumas históricas) aderem todo ano ao evento, tornando-o o maior evento interdenominacional do país.

Não me esqueço de quando, no fim do ano passado, comecei a ler esta Revista e surpreendi-me com as afirmações que certo artigo trazia com respeito à pessoa de C. S Lewis, o grande e reconhecido apologeta cristão do século passado. O autor simplesmente recheou o artigo com devaneios a respeito do autor de As Crônicas de Narnia. Coisas que não são encontradas em nenhum dos relatos biográficos do famoso autor britânico.

Vale a pena ficar de olho na Veja. Não digo que devemos assiná-la (quem sabe um boicote?), mas devemos, sim, ficar de olho, afinal já faz parte de sua tradição ser manipuladora e tendenciosa, principalmente quando ela resolve tratar dos evangélicos.

* Este acontecimento envolvendo a liderança última da Renascer não significa que todos os pastores e líderes desta instituição religiosa estejam envolvidos em malcaratismos e picaretagens. Devemos orar para que tudo isto nos sirva de lição e para repensarmos o movimento evangelical brasileiro.


3 comentários:

Nati disse...

CCAAAAAARA, onde vc tá q num tá no msn?? Como tão as provas?Deu pra sobreviver? Eu vou apresentar meu último seminário daqui a uns minutos, e ainda hoje vou pra minha CAAAASA!Dá pra crer?heheeh
AAAh é...sobre o digníssimo casal...Sinceramente, tomara que eu esteja falando bobagens, mas são realmente dignos de comentários tolos, o que não justifica a atitude da revista.Tá todo mundo cansado de saber que nessa história todo mundo tem rabo preso: tanto o casal quanto a Veja.Logo, minha sugestão é esperar a próxima época de festas caipiras e fazer uma grande fogueira de revistas e certos líderes religiosos, já que eles tem em comum o sensacionalismo e a manipulação. Topa?ehehehe

É metafórico, claro.(OU não.rs)
(Só Pra constar)

Beijos e fica com Deus!
Nati

Érica-ABU-JF disse...

OI,interessante o que escreveu...
Na verdade,a imprensa sempre procura mostrar algo que para atingir os evangélicos(ou protestantes).
A "Marcha para Jesus" realmente não é monopólio da Renascer e acontece no mundo todo.
Quanto ao caso do "apóstolo" e da "bispa" é de reflertirmos a nossa postura cristã.Infelizmente,casos assim só aumentam.
É quando percebemos que "evangelho" tem sido anunciado nomeio de tantas congregações.E como os líderes tem se apresentado.

Humberto Ramos disse...

Olá Érika,

Obrigado por comentar. Quanto a tudo isto que estamos vendo, já sabiamos que ocorreria, afinal fomos advertidos na palavra...

Oremos a Deus, vivamos e preguemos o Evangelho na sua Integralidade.

Abraços fraternos

Related Posts with Thumbnails