28.11.07

Só pode ser piada...

Não há dúvidas de que o Brasil é um celeiro de humoristas. E também ninguém questiona o talento fantástico dos nossos artistas do riso para a elaboração de piadas engraçadíssimas. Contudo, tenho me espantado não com esse fato inelutável, mas sim com a capacidade que as nossas autoridades públicas têm tido para contar piadas em momentos decisivamente sérios para vida brasileira.

Todos nós soubemos do caso da menina de 15 anos que ficou presa por quase um mês em cela masculina no estado do Pará. Um fato que deixou o povo brasileiro perplexo! Quando entrevistaram a governadora do estado para se pronunciar acerca do fato, o que ela disse?... Contou uma “piada” de tremendo mau gosto, ela se pronunciou dizendo que fez um decreto pelo qual fica estabelecido que mulheres não podem ser presas em celas masculinas. Ora, não precisamos nem ser estudantes de Direito para saber que isso já é ponto definido no nosso ordenamento jurídico. Senhora governadora, conta outra, tá? Essa não merece nem um riso frouxo!

Não foi só a "querida" governadora do Pará que soltou balelas nos jornais de todo o Brasil, o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Raimundo Benalussy, ao falar ao senado, também entrou na onda de fazer “piadinha” sem graça com coisa séria e disse que a garota "tem certamente alguma debilidade mental porque em nenhum momento ela manifestou sua menoridade penal". Ver aqui.

Uai, que diferença faz se ela é maior ou menor de idade, seu Raimundo? Escuta aqui, seu fanfarrão, mulheres NÃO podem ser mantidas presas em celas masculinas e ponto final. Não é possível que esse cara não conheça a legislação. E mais: se a moça fosse doente mental, seria pior ainda.

Esses caras só podem estar de brincadeira, ou pior: eles pensam que nós somos tão estúpidos, tão tolos, tão tapados que não sabemos discernir entre o óbvio (e justo) e o não-óbvio (e irracional).

Depois do Mensalão, dos Sanguessugas, do Renan e seu teatrinho, realmente não dava para esperar coisa diversa. Essa galera já perdeu o brio faz tempo. Como não dá para rir destas piadas, o jeito é chorar!... Chorar por quê? Por sermos tão inertes e compassivos ao ponto de tais pronunciamentos nunca darem em nada.

Um comentário:

Vinícius disse...

olha só, seu blog tá bem agradável... parabéns!

Related Posts with Thumbnails