25.11.08

Os estranhos

Neste fim de semana visitei uma usina hidroelétrica. Ela está situada em Tangará da Serra/MT, num local muito lindo. Onde há muito verde, animais silvestres e, claro, muita água também.

Quando fui entrar na cabine em que estavam localizados os geradores, tomei um susto. Acima do umbral da porta estava asseverado imperativamente: “Proibido a entrada de estranhos”. Fiquei impressionado e logo me pus a imaginar a mim enquanto pessoa estranha ou não, a fim de resolver tal problema. A esta reflexão estava condicionada a minha entrada na usina.

Tenho cabelos longos, não avistei nenhum cabeludo entre os trabalhadores dali. Nem avistara algum dentre os visitantes; esse poderia ser um fator que caracterizaria a minha estranheza. Mas como pode?... Protesto! Como é que se define quem ou o que é estranho? Isso é relativo demais. É subjetivo ao extremo!

Há quem diga que estranho é um jovem com dread looks nos cabelos, jaqueta do exército e com calça larga marcada por manchas claras e escuras e, ainda por cima, rasgada. A quem eu vejo com enorme familiaridade.

Vou radicalizar, acho estranhamente horríveis os cadáveres em estado de conserva utilizados pelos estudantes de medicina nas universidades. Eles, pelo contrário, já não vêem estranheza alguma. E o que dizer dos fósseis de dinossauros? Que bichos estranhos! Mas não para os paleontólogos – nem para mim, que sempre adorei comprar revistas e brinquedos de dinossauros, além de saber desenhar alguns deles (como o T-Rex).

Poderia criar uma imensa lista com estranhezas que hoje as pessoas já não estranham mais: piercings no umbigo ( e até na genitália), tatuagens no rosto, comer pizza com leite no café da manhã, mulher melancia, mulher melão, filé, etc. e tal...

No final das contas, estranho é algo tão relativo que estranho mesmo é esta placa de aviso proibindo a entrada de estranhos. Afinal, quem ali sabe dizer quem é ou não estranho?

Não me admirarei se daqui alguns dias ver alguma placa dizendo: “Proibido a entrada de gente feia”...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails