26.12.09

Nossa espiritualidade é...


Nossa espiritualidade (ou religião, ou crença, ou religiosidade, classifique como quiser) é aquilo que vivemos fora dos ambientes da religião. Começa com nosso café da manhã, perpassa nosso trabalho, almoço, café da tarde, na maneira como você e eu dirigimos até nossas casas, o jeito com que tratamos nossos familiares e como planejamos o dia de amanhã.

Não precisa haver um relatório com ênfase matemática comparando o número de acertos versus o número de erros a cada dia. Erros e acertos serão uma constante, vontade de caminhar corretamente é decisão; coragem para voltar atrás é hombridade; humildade para se reconhecer falho e necessitado do próximo e de Deus é dignidade.


Se você e eu evidenciamos nossa fé com a roupa que vestimos, ela se constitui então em uma fantasia; se somente nos cultos parecemos cheios de fé, somos então personagens de uma apresentação pública, um tipo de teatro; se nossas palavras não condizem com nossas ações, somos bipolares; se falamos mais que agimos, somos apenas verborrágicos.

Não será fácil resolver esse problema. Só que podemos tentar! Tentar ser nós mesmos diante daquilo que de fato acreditamos; também podemos ser sinceros em assumir que não conseguimos agir como gostaríamos; honestos o bastante para pregar contra nós mesmos, de forma que a nossa fé seja mais verdadeira que nós, isso também exige coragem! Daí será um bom começo. Teremos mais legitimidade para falar, para ser ouvidos e para até mesmo nos calar.

Acho que é bem por aí!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails