9.12.09

Fim de ano é tudo igual


Fim de ano, correria, viagens, reencontro com parentes, amigos, festas e presentes, nada tão clichê. Mensagens de “Feliz Natal” começam a aparecer nas emissoras de TV, são anunciadas nas rádios e afixadas em outdoors por todas as cidades. Daí se fala em espírito natalino, perdão, amor e fraternidade.

Fim de ano e a gente se entrega à hipocrisia de uma festa comercial, se rende a um evento já há muito tempo desvalido de seu significado real.

Nos reencontros com a família, as desarmonias e rixas são lançadas por debaixo dos tapetes da casa. Isso facilita que irmãos, pais e filhos brigados consigam dizer “Boas Festas” e “Feliz Natal”; além de conseguirem se suportar por pouco mais do que cinco ou seis dias.

Ficamos mais pacientes, mais relaxados, menos briguentos, é como se de fato houvesse alguma magia no ar.

É como se fôssemos tomados por um poder superior que nos lançasse em um universo de paz e esperança.

Nada mais superficial do que as comemorações natalinas, nada mais despido de genuinidade e verdade; desde que o evento já não significa mais uma rememoração do nascimento do Filho de Deus, as comemorações tornaram-se comemorações do nada, reuniões sem sentido algum, comes e bebes ensimesmados.

Por isso meus sentimentos quanto ao Natal são os mais ambivalentes possíveis. Se me alegro com a memória e menção ao nascimento de Jesus; irrito-me profundamente com a saga capitalista de uma sociedade fútil que legisla que todos devemos nos fantasiar de anjinhos presenteiros e demonstrar nossos mais amáveis sentimentos.

Uma forçação de barra imensurável. Há Natais natalinamente verdadeiros e voltados para uma significação digna de respeito e quiçá de participação? Certamente! Eu acredito nesses Natais, só não sei onde eles acontecem, em quais famílias, em quais casas, eu também preciso desses Natais!

Um comentário:

Ana claudia Stelet Moreno da Silva disse...

Olá graça e paz. Benção pura seu blog e benção seu artigo, quero te convidar a fazer uma visitinha em meu blog, será uma alegria. Semana de muitas conquistas em Deus pra vc.
blogdamulhercrist.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails