7.12.10

Dica literária - Administração Espiritual do Tempo

Conquanto os livros de autoajuda se proliferem nas prateleiras das livrarias, suas abordagens têm sempre o mesmo conteúdo. Receitas sobre como alcançar o topo, ser mais produtivo, gerenciamento de finanças, gerenciamento de tempo e por aí vai.

Mesmo sendo encontrado junto destes livros, Administração Espiritual do Tempo destoa da mesmice contida nestas obras. A razão da tonalidade diferenciada da obra de Anselm Grün e Friedrich Assländer talvez seja o conceito de que, antes de procurar autoajuda, o ser humano necessita de ajuda do alto. Com isso, sugerem que o sucesso de fato é experimentado por aqueles que encontraram satisfação em suas vidas, com ou sem grandes conquistas materiais. Em outras palavras, a espiritualidade tem lugar de absoluta importância no que diz respeito ao êxito das dicas e sugestões apresentadas no texto.

Grün, monge beneditino, e Asslandër, consultor empresarial, trabalham o conceito de Cronos e Kairos, deuses da mitologia grega, para falar do tempo. O primeiro, tempo racional, medido de forma lógica, possuindo datas e horas, ao qual servimos pela submissão ao calendário. O segundo, Kairos, tempo oportuno, tempo certo, que denota o momento adequado para uma realização, uma atitude, uma decisão – ainda que seja a de nada fazer. Pois até para isso há tempo oportuno.

Bem, para aqueles que desejam ler algo relativo à organização eficaz da vida (pessoal ou profissional) mas não querem se render às fórmulas mágicas prometidas pelos magos da autoajuda, creio ser este o livro ideal.

E quando digo organização da vida, é porque, abrangendo mais assuntos do que sugere o título, os autores viajam por diferentes aspectos da experiência humana rumo à satisfação pessoal.

Administração Espiritual do Tempo é editado pela Editora Vozes e pode ser encontrado em qualquer livraria (inclusive as virtuais, claro). Boa leitura!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails